Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Morreu um urso polar no Alasca vítima de gripe das aves. É a primeira vez

Mais ursos polares poderão ter morrido nestas circunstâncias, ficando as mortes por registar devido a viverem em sítios remotos.

Morreu um urso polar no Alasca vítima de gripe das aves. É a primeira vez
Notícias ao Minuto

18:36 - 02/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Gripe das aves

Um urso polar morreu no Alasca, nos Estados Unidos, vítima do vírus H5N1, também conhecido como gripe das aves.

Segundo o jornal Alaska Beacon, a morte foi confirmada em dezembro pelo Departamento de Conservação Ambiental do Alasca. "É o primeiro caso de urso polar [a morrer com este vírus] registado, em qualquer sítio", disse o veterinário oficial do estado de Alasca, Bob Gerlach.

O corpo do urso foi encontrado em Utqiagvik, uma das localidades mais a Norte do Alasca. Segundo Berlach, é possível que o animal tenha contactado com o vírus ao mexer em carcaças de aves infetadas.

O mesmo médico veterinário admitiu a possibilidade de que outros ursos polares - definidos como "vulneráveis" pela União Internacional para a Conservação da Natureza -tenham morrido com o mesmo vírus, ficando as mortes por reportar devido a acontecem em sítios muito remotos.

O mundo vive um novo surto de gripe das aves que, desde o seu início, em 2021, já terá vitimado mortalmente milhões de animais. "Tem acontecido na Antártida e agora está no Ártico, nos mamíferos. É horrível. No entanto, não estou surpreendida. Nos últimos anos, a lista de mamíferos mortos ficou enorme", disse a professora emérita de biologia de conservação na Universidade de East Anglia Diana Bell, ao jornal The Guardian.

Leia Também: Surto de gripe das aves mata 220 flamingos na Argentina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório