Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Polícia do Montenegro detido por alegados crimes de guerra na Bósnia

Um tribunal do Montenegro decretou hoje 30 dias de prisão preventiva para o agente da polícia montenegrino Zoran Gasovic, detido na passada quarta-feira por alegado envolvimento em crimes de guerra na Bósnia-Herzegovina em 1992.

Polícia do Montenegro detido por alegados crimes de guerra na Bósnia
Notícias ao Minuto

13:52 - 22/12/23 por Lusa

Mundo Bósnia-Herzegovina

"A pedido da Procuradoria Especial do Estado, o juiz de instrução do Tribunal Superior de Podgorica ordenou a detenção do acusado DG durante o período máximo de um mês a partir do dia da sua privação de liberdade", anunciou a procuradoria, em comunicado divulgado na sua página digital.

O tribunal atuou "pela fundamentada suspeita de que [Gasovic] cometeu um delito de lesa humanidade e porque existem circunstâncias que indicam risco de fuga e de que interfira no processo influenciando as testemunhas".

O passado de Gasovic começou a ser revelado em janeiro de 2016, quando uma investigação do portal noticioso bósnio Miruh Bosne identificou o agente como antigo comandante da prisão de Garaza, na localidade de Hadzici, um município de Sarajevo, controlado pelas forças sérvias bósnias durante a guerra (1992-1995).

De acordo com a investigação, Gasovic é suspeito de envolvimento direto em torturas e execuções de prisioneiros bosníacos [muçulmanos] e croatas, indicou o portal Balkan Insight. Em fevereiro de 2004 um tribunal de Sarajevo condenou a dez anos de prisão Ratko, o pai de Gasovic, por violar três mulheres bosníacas no campo de detenção de Hadzici.

No momento da detenção, Gasovic era agente da polícia na cidade de Niksic e no posto fronteiriço de Scepan Polje com a Bósnia-Herzegovina, e arrisca uma pena que pode ultrapassar os dez anos de prisão.

Desde a independência do Montenegro em 2006, o país efetuou oito julgamentos por crimes de guerra cometidos na Croácia, Bósnia-Herzegovina e Kosovo.

Leia Também: UEFA multa a Bósnia em 50 mil euros por comportamento dos adeptos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório