Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

Mercosul assina acordo de comércio livre com Singapura

O bloco do Mercado Sul-americano (Mercosul) assinou hoje um acordo de comércio livre com a República de Singapura, o primeiro da sua história com um país da Ásia-Pacífico.

Mercosul assina acordo de comércio livre com Singapura
Notícias ao Minuto

21:03 - 07/12/23 por Lusa

Mundo MERCOSUL

A assinatura teve lugar no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, com a presença dos Presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, Argentina, Alberto Fernández, Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Paraguai, Santiago Peña, durante a Cimeira dos chefes de Estados do Mercosul.

De acordo com o comunicado da Presidência brasileira, o acordo "abre oportunidades comerciais e de investimentos, ao mesmo tempo em que salvaguarda o espaço para a formulação de políticas de interesse público".

O acordo determina compromissos em matéria de comércio de bens e serviços, investimentos, micro e pequenas empresas, compras governamentais, propriedade intelectual e medidas sanitárias.

Singapura é hoje um dos principais destinos das exportações do Mercosul, com os fluxos comerciais entre os dois países a ascenderem a cerca de 10 mil milhões de euros em 2022, de acordo com dados oficiais.

Singapura, que tem uma população de cerca de seis milhões de habitantes, comprometeu-se a não aplicar direitos aduaneiros a "todas as exportações originárias do Mercosul".

Por sua vez, os sul-americanos eliminarão 95,8% das tarifas de importação.

Leia Também: Bolívia apoia Uruguai e pede ao Mercosul que abra negociações com China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório