Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Ex-deputado ucraniano pró-Kremlin encontrado morto perto de Moscovo

Os serviços secretos militares ucranianos elogiaram a morte, avisando que outros "traidores da Ucrânia" teriam o mesmo destino.

Ex-deputado ucraniano pró-Kremlin encontrado morto perto de Moscovo
Notícias ao Minuto

00:26 - 07/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Illia Kyva

Illia Kyva, ex-deputado do parlamento ucraniano pela Plataforma Oposicionista Pela Vida, que fugiu para a Rússia pouco depois da invasão russa, foi encontrado morto, esta quarta-feira, perto de Moscovo, na Rússia.

Ao que noticia a Associated Press, os serviços secretos militares ucranianos elogiaram a morte, avisando que outros "traidores da Ucrânia" teriam o mesmo destino.

Illia Kyva, de 46 anos, que apelou à rendição de Kyiv quando as tropas russas invadiram o país em fevereiro de 2022, foi encontrado morto com um tiro na cabeça numa aldeia rural perto de Moscovo.

O Comité de Investigação estatal da Rússia abriu um inquérito por homicídio.

Illia Kyva é conhecido pelas suas posições pró-Kremlin, tendo anunciado a 19 de abril do ano passado que chegou à Rússia e pediu asilo político em Moscovo, afirmando estar a ser perseguido pelas autoridades ucranianas e de quererem matá-lo.

"Declaro oficialmente que hoje, na Ucrânia, as autoridades estão a organizar a destruição em massa do povo ucraniano, violando todas as normas da lei, da moralidade e do bom senso, cometendo atos de terrorismo contra civis, levando a cabo a eliminação física de pessoas inaceitáveis, sem julgamento ou investigação", escreveu, na altura, o ex-deputado ucraniano, no seu canal do Telegram.

Leia Também: Espanha. Mulher morre após ser encontrada seminua, inconsciente e ferida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório