Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

IDF divulgam alegadas imagens de comandante do Hamas dentro de túnel

As entidades divulgaram ainda uma fotografia de cinco comandantes sénior do grupo no Norte do território, que também terão sido neutralizados.

Notícias ao Minuto

23:40 - 05/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel/Palestina

As Forças de Defesa de Israel (IDF) e a agência de segurança Shin Bet divulgaram, esta terça-feira, alegadas imagens do comandante da brigada do Norte de Gaza do Hamas, Wael Rajab, a percorrer um túnel da milícia. De acordo com as autoridades israelitas, o responsável terá sido morto num ataque aéreo.

As entidades divulgaram ainda uma fotografia de cinco comandantes sénior do grupo no Norte do território, que também terão sido neutralizados. Na imagem, os indivíduos surgem sentados à mesa numa sala estreita, que fará parte da rede subterrânea do Hamas.

De acordo com o The Times of Israel, o vídeo e a fotografia foram obtidas a partir de elementos apreendidos na Faixa de Gaza pelas tropas isralelitas, tendo sido posteriormente analisadas pela Direção de Inteligência Militar.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, assegurou, esta terça-feira, que as IDF neutralizaram "cerca de metade dos comandantes das brigadas do Hamas", segundo o mesmo meio.

“Estamos a acertar contas com todos aqueles que sequestraram, assassinaram, massacraram, violaram e queimaram as filhas do nosso povo. Não esqueceremos e não perdoaremos", disse.

O chefe do Governo prometeu, inclusivamente, que Gaza "nunca mais representará uma ameaça para Israel", uma vez que "não haverá forças que apoiem o terror, que eduquem para o terror, que financiem o terror e as famílias dos terroristas".

Sublinhe-se ainda que Israel estará a ponderar inundar os túneis usados pelo Hamas na Faixa de Gaza, para tentar destruir a rede subterrânea do grupo islâmico, segundo confirmou o principal comandante militar de Israel, o tenente-general Herzi Halevi, num relatório divulgado na segunda-feira pelo Wall Street Journal.

Segundo aquele meio, as IDF montaram um grande sistema de bombas que poderá inundar os cerca de 482 quilómetros de túneis do Hamas em Gaza.

A instalação de, pelo menos, cinco bombas a cerca de um quilómetro e meio do campo de refugiados de al-Shati já terá sido concluída, podendo inundar os túneis dentro de semanas.

Questionado sobre o relatório, esta terça-feira, o responsável apontou que esta poderia ser "uma boa ideia", tratando-se de "uma das várias opções" que o Exército está a considerar.

Depois do ataque surpresa do Hamas contra o território israelita, sob o nome 'Tempestade al-Aqsa', Israel bombardeou a partir do ar várias instalações daquele grupo armado na Faixa de Gaza, numa operação que denominou 'Espadas de Ferro'.

O primeiro-ministro israelita declarou que Israel está "em guerra" com o Hamas, grupo considerado terrorista por Israel, pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE), tendo acordado com a oposição a criação de um governo de emergência nacional e de um gabinete de guerra.

Veja o vídeo.

Leia Também: "Insultuoso". Famílias de reféns revoltadas após reunião com Netanyahu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório