Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 21º

Hezbollah diz estar a indemnizar vítimas de ataques israelitas no Líbano

O grupo xiita libanês Hezbollah afirmou estar a indemnizar as pessoas afetadas pelos ataques israelitas no sul do Líbano durante fogo cruzado, embora a medida não tenha sido anunciada publicamente.

Hezbollah diz estar a indemnizar vítimas de ataques israelitas no Líbano
Notícias ao Minuto

12:28 - 27/11/23 por Lusa

Mundo Israel

"Não anunciámos a prestação de ajuda direta às pessoas afetadas, mas as autoridades competentes do Hezbollah (Partido de Deus) procederam à avaliação dos danos", disse o deputado do grupo, Hassan Fadlallah, em declarações à televisão local Al Manar, próxima do movimento xiita.

Num evento na cidade de Aita al Shaab, no sul do Líbano, o deputado advertiu, no entanto, que o apoio prestado pelo Hezbollah não isenta as instituições estatais do dever de analisar as perdas causadas pela violência e compensar os afetados.

"O que oferecemos às pessoas afetadas é o dinheiro do Hezbollah. Isto faz parte da nossa luta e da implementação do nosso slogan 'Protegemos e construímos, e reconstruiremos'", disse o mesmo responsável, membro do bloco parlamentar do grupo xiita Lealdade à Resistência.

Paralelamente ao braço político e armado, a formação gere também uma rede a que chama "fundações e serviços sociais" para ajudar a população das zonas que controla, numa atividade que leva a que seja frequentemente descrita como uma espécie de "Estado dentro do Estado".

Desde outubro, após o ataque do Hamas contra território israelita, o Hezbollah e Israel têm-se envolvido em intensos ataques transfronteiriços, que fizeram dezenas de vítimas nas fileiras do movimento xiita e obrigaram mais de 55 mil pessoas a abandonarem as casas onde residem no Líbano.

O Hezbollah, apoiado pelo regime de Teerão, é considerado um grupo terrorista por países como Israel e Estados Unidos.

Leia Também: IDF abatem míssil do Líbano e respondem com ataque contra Hezbollah

Recomendados para si

;
Campo obrigatório