Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Chefes da diplomacia da China, Coreia do Sul e Japão reúnem-se no domingo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da China, Japão e Coreia do Sul vão reunir-se pela primeira vez em quatro anos no domingo, anunciou hoje a diplomacia sul-coreana.

Chefes da diplomacia da China, Coreia do Sul e Japão reúnem-se no domingo
Notícias ao Minuto

11:42 - 24/11/23 por Lusa

Mundo Defesa

O anúncio surge numa altura em que os três países procuram 'descongelar' as relações, tensas devido à crescente rivalidade entre Pequim e Washington, que é o principal aliado de Tóquio e Seul em matéria de Defesa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, Park Jin, anunciou que vai reunir-se com os seus homólogos chinês e japonês, Wang Yi e Yoko Kamikawa, na cidade de Busan, no sudeste da Coreia do Sul.

"Durante a reunião, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Coreia, Japão e China tencionam trocar opiniões sobre a direção do desenvolvimento da cooperação trilateral e sobre a situação regional e internacional, incluindo os preparativos para a realização da 9ª Cimeira Trilateral", declarou o ministério.

Vão ainda ser realizadas reuniões bilaterais à margem do evento.

As reuniões trilaterais dos chefes da diplomacia dos três países realizaram-se todos os anos, desde 2007 até à última reunião em Pequim, em agosto de 2019, antes de serem suspensas durante a pandemia da covid-19.

A reunião deste domingo ocorre numa altura em que os três países preparam-se para realizar uma cimeira trilateral anual entre o Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, na Coreia do Sul, este ano ou no início do próximo.

Yoon encontrou-se com Li em Jacarta, em setembro, durante a cimeira da Asean, pediu a cooperação da China para a realização de uma cimeira trilateral este ano. Li disse que Pequim iria "responder ativamente" ao pedido de Yoon, de acordo com o gabinete presidencial sul-coreano.

Para além dos atritos entre a China e os Estados Unidos, a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros decorre no meio de tensões crescentes na península coreana, com Seul e Pyongyang a restabelecerem as medidas perto da linha de demarcação militar, depois de a Coreia do Norte ter lançado um satélite militar esta semana.

Leia Também: Japão condenado a indemnizar sul-coreanas escravizadas durante a guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório