"A linha férrea de Machipanda já está aberta ao transporte de passageiros, 26 anos depois, e de forma mais segura e confortável, após reabilitação e modernização da via", afirmou Nyusi, na sua página do Facebook.
O chefe de Estado falava após a inauguração do empreendimento, que foi reabilitado e requalificado, num ato que contou com a presença do seu homólogo do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa.
Filipe Nyusi avançou que a requalificação da estratégica linha aumenta consideravelmente o volume de carga transportada e reduz o tempo de trânsito de comboios e o custo de viagem.
"Os comboios de carga circulavam com muitos problemas, pois a via tinha muitas curvas e raios apertados, sujeitando a acidentes ou privação da velocidade", notou Nyusi.
Com a conclusão das obras, o transporte ferroviário de passageiros irá reduzir a pressão sobre as estradas, que registavam longas filas de espera em determinados troços, acrescentou.
A linha de Machipanda, com uma extensão de 318 quilómetros, liga o porto da Beira, no centro de Moçambique, ao Zimbabué, país que depende desta via para o acesso ao mar para escoar a produção.
Leia Também: Filipe Nyusi pede alternativas para saída de militares estrangeiros