Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Peru assume a presidência da APEC com compromisso de promover a equidade

O Peru assumiu hoje a presidência da 31.ª edição do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), que irá decorrer no país andino em novembro do próximo ano e contará com cerca de 160 encontros de alto nível.

Peru assume a presidência da APEC com compromisso de promover a equidade
Notícias ao Minuto

06:43 - 18/11/23 por Lusa

Mundo Peru

O Presidente dos Estados Unidos Joe Biden foi o anfitrião em São Francisco, sede da cimeira deste ano, e entregou o testemunho à sua homóloga peruana Dina Boluarte, sublinhando que está desejoso de participar no fórum da APEC no país latino-americano.

"Assumimos esta responsabilidade com muita seriedade, mas também com o grande carinho que os peruanos têm nos seus corações (...) Podemos continuar a construir os valores da APEC, promovendo a igualdade entre homens e mulheres", apontou, por sua vez, Boluarte.

A chefe de Estado do Peru fez um discurso de três minutos aos líderes das 21 economias que compõem a APEC, no qual fez referência ao "empoderamento das mulheres" e incentivou a juventude do seu país a envolver-se também na próxima cimeira.

No final, fez menção à questão climática: "Acredito que as economias que estão aqui devem assumir o grande compromisso de continuar a trabalhar na procura de uma melhor forma de cuidar da nossa casa, o planeta Terra".

Biden e Boluarte já tinha posado juntos, um dia antes, na foto oficial da APEC, fórum que procura promover a integração comercial entre os seus membros e que terá como sedes as cidades peruanas de Lima, Cusco, Trujillo e Pucallpa em 2024.

Além de um encontro com Biden, a Presidente peruana reuniu-se na APEC com o presidente da China Xi Jinping, para continuar "a fortalecer as relações e a solidariedade bilateral" com aquele que é o primeiro parceiro comercial do país andino.

Também está previsto para novembro do próximo ano a inauguração da primeira etapa do megaporto de Chancay, localizado a 80 quilómetros de Lima, que simboliza a cooperação peruano-chinesa e aspira a tornar-se o primeiro centro logístico da potência asiática na costa do Pacífico da América Latina.

O Peru é membro da APEC desde 1998, quando foi admitido juntamente com a Rússia e o Vietname, e já presidiu ao fórum em 2008 e 2016.

APEC, organização fundada em 1989 que engloba aproximadamente 60% do PIB mundial e 40% da população do planeta, reúne 21 territórios da Ásia e da América banhados pelo Oceano Pacífico: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Singapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos e Vietname.

Leia Também: Victoria Federica incomodada com as perguntas à chegada do Peru

Recomendados para si

;
Campo obrigatório