Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Espanha cria campanha com mensagem (subliminar) sobre Hermoso e Rubiales

Campanha é lançada por causa do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as mulheres.

Notícias ao Minuto

11:27 - 16/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Igualdade

"Agora a Espanha já é outra". Este é o novo mote de uma campanha do Ministério da Igualdade espanhol, no âmbito do dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Segundo o ABC,  o vídeo serve de homenagem à cantora María Jiménez, recentemente morta, mas parece também ter uma clara referência ao polémico beijo entre a jogadora da seleção Jenni Hermoso e o diretor desportivo Luis Rubiales.

O vídeo é protagonizado por mulheres que sobreviveram a casos de violência doméstica e culmina com uma jovem jogadora de futebol feminino, com a camisola 10 da seleção (a mesma que usa Jenni Hermoso). "Agora o meu mundo é diferente", diz, antes de dar um pontapé na bola.

A música que serve de mote à campanha é o tema 'Se acabó' de Maria Jiménez. A letra, de 1978, foi uma espécie de hino contra a violência de género, tema pouco abordado na altura. No refrão, a cantora exigia o fim - já que não havia lugar para o ponto e vírgula - de um casamento marcado pelo abuso, como seria o seu com o ator Pepe Sancho. María Jiménez morreu em setembro deste ano.

Assista ao vídeo na galeria acima.

Leia Também: Jenni Hermoso revela que recebeu "ameaças" após o beijo de Luis Rubiales

Recomendados para si

;
Campo obrigatório