Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Fabricantes de vestuário no Bangladesh fecham fábricas temendo protestos

Os fabricantes de vestuário do Bangladesh encerraram hoje 150 fábricas "indefinidamente", numa altura em que o setor têxtil enfrenta um aumento das reivindicações salariais que levou a polícia a processar 11.000 trabalhadores que protestavam, anunciaram as autoridades.

Fabricantes de vestuário no Bangladesh fecham fábricas temendo protestos
Notícias ao Minuto

12:53 - 11/11/23 por Lusa

Mundo Bangladesh

O país pobre do sul da Ásia tem sido abalado, desde o mês passado, por violentos protestos de trabalhadores do setor têxtil que exigem melhores salários, e que já fizeram, pelo menos, três mortos e mais de 70 fábricas saqueadas ou danificadas, segundo a polícia.

Esta semana, o comité do salário mínimo do setor têxtil propôs um aumento de 56,25% do salário mensal de base para os quatro milhões de trabalhadores do setor, elevando-o para 12.500 takas (cerca de 104 euros), um montante considerado "ridículo" e imediatamente rejeitado pelos sindicatos.

Na quinta-feira, cerca de 15.000 trabalhadores entraram em confronto com a polícia numa autoestrada e saquearam Tusuka, uma importante fábrica de vestuário, bem como uma dezena de outras.

"A polícia apresentou um processo contra 11 mil pessoas não identificadas na sequência do ataque à fábrica de vestuário Tusuka", disse à agência de notícias francesa AFP o inspetor Mosharraf Hossain.

A polícia do Bangladesh apresenta frequentemente acusações contra milhares de pessoas, sem as identificar, na sequência de manifestações e de violência política, uma tática que os críticos dizem ser uma forma de reprimir os opositores.

Os agentes da polícia disseram à AFP que 150 fábricas fecharam nas principias cidades industriais de Ashulia e Gazipur, ambas a norte da capital Daca, porque os fabricantes temiam novas greves no início da semana de trabalho no Bangladesh, que se assinala hoje.

"Os industriais invocaram o artigo 13/1 do Código do Trabalho e fecharam 130 fábricas por tempo indeterminado em Ashulia, alegando greves ilegais", disse à AFP Sarwar Alam, chefe da polícia do centro de produção.

Os protestos relacionados com os salários são um grande desafio para a primeira-ministra Sheikh Hasina, que tem governado o país com mão de ferro desde 2009.

A oposição ressurgente está a pôr em causa o poder de Hasina, uma vez que enfrenta eleições previstas para o final de janeiro.

As 3.500 fábricas de vestuário do Bangladesh são responsáveis por cerca de 85% dos 55 milhões de dólares de exportações anuais do país e fornecem muitas das principais marcas mundiais, como Levi's, Zara ou a H&M.

No entanto, as condições de trabalho de muitos dos quatro milhões de trabalhadores do setor, a grande maioria dos quais mulheres, são deploráveis.

Leia Também: Operária têxtil do Bangladesh morta em protesto por aumento de salários

Recomendados para si

;
Campo obrigatório