Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Unionistas "esgotaram desculpas" para manter bloqueio na Irlanda do Norte

O partido irlandês Sinn Féin defendeu hoje, em Lisboa, que o Partido Democrata Unionista (DUP) já "esgotou as desculpas" e deve tomar "uma decisão muito rapidamente" para desbloquear a assembleia e o governo da Irlanda do Norte.

Unionistas "esgotaram desculpas" para manter bloqueio na Irlanda do Norte
Notícias ao Minuto

18:24 - 26/10/23 por Lusa

Mundo Irlanda do Norte

"O DUP é a razão pela qual as instituições não estão a funcionar no Norte", denunciou hoje, em Lisboa, o porta-voz do Sinn Féin (partido de esquerda na Irlanda e Irlanda do Norte), Matt Carthy.

O executivo de Belfast está sem funcionar desde fevereiro do ano passado devido a um boicote imposto pelo DUP para pressionar Londres e Bruxelas a renegociar os termos do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) que mantêm o território alinhado com as regras do bloco comunitário para evitar uma fronteira física com a Irlanda, o que, na opinião deste partido, dificulta a circulação de mercadorias da Irlanda do Norte com o resto do Reino Unido.

Matt Carthy defendeu que os argumentos dos ultraconservadores do DUP foram esvaziados, porque os problemas que este partido tem levantado "vão ser resolvidos em termos de acordos bilaterais entre a UE e o Governo britânico, pelo que o assunto está essencialmente encerrado".

"A verdadeira razão que muitos suspeitam é que o DUP não chegou a um ponto em que aceite a partilha do poder, especialmente quando isso significa hoje trabalhar com uma primeira-ministra do Sinn Féin, Michelle O'Neill", referiu.

O responsável do Sinn Féin defendeu que "todos os outros partidos do Norte, incluindo alguns partidos unionistas" e os Governos irlandês e britânico "querem que o executivo e a assembleia voltem a funcionar".

O executivo de Londres, sublinhou, "tem um papel especial junto do DUP para os levar a um ponto em que seja acordado um mecanismo para que isso aconteça".

"O DUP esgotou as suas desculpas nesta altura e estamos agora, na minha opinião, num ponto em que precisam de tomar uma decisão muito rapidamente, porque temos de lidar com problemas como o custo de vida, a habitação, o enorme subfinanciamento do serviço de saúde", salientou Carthy.

A presidente do Sinn Féin, Mary Lou McDonald, também em declarações feitas hoje em Lisboa, afirmou que "as pessoas têm sido pacientes, mas isso agora acabou".

"Estamos num ponto crítico em que os nossos colegas do unionismo têm de decidir e a única decisão racional é uma decisão positiva para trabalharmos juntos", insistiu.

Leia Também: Sinn Féin acredita na unificação das Irlandas ainda nesta década

Recomendados para si

;
Campo obrigatório