Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Um refrigerante por dia, não sabe o mal que lhe faria

Os homens que bebem um refrigerante por dia têm mais probabilidade de ter cancro da próstata, segundo um estudo sueco que vai ser publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a que a AFP teve acesso.

Um refrigerante por dia, não sabe o mal que lhe faria
Notícias ao Minuto

11:39 - 28/11/12 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Beber um refrigerante por dia aumenta o risco de desenvolver cancro da próstata, de acordo com um estudo sueco que acompanhou oito mil homens da região de Malmö, no sul da Suécia.

"Entre os homens que consomem uma grande quantidade de refrigerantes ou outras bebidas com adição de açúcar, constatámos um risco de cancro da próstata aproximadamente 40% maior", disse uma das autoras do estudo, Isabel Drake, à AFP

O estudo, que será publicado na próxima edição do American Journal of Clinical Nutrition, baseou-se no acompanhamento de mais de oito mil suecos, entre 45 e 73 anos, num período médio de 15 anos, durante o qual todos os homens foram registando o que bebiam e o que comiam.

Além das conclusões do aumento do risco do cancro da próstata com a ingestão de um refrigerante por dia, o estudo concluiu também que quem teve uma dieta rica em arroz e massas apresentou mais 31% de probabilidades de desenvolver formas benignas do cancro.

Estudos anteriores já tinham demonstrado que os chineses e os japoneses a viver nos Estados Unidos - o maior consumidor de refrigerantes do mundo - desenvolveram este tipo de cancro com maior frequência do que os seus compatriotas que permaneceram em seu país.

Para a investigadora e autora do estudo sueco, uma pesquisa aprofundada sobre a resposta a diferentes dietas, de acordo com a genética, torna possível "adaptar as recomendações em termos de comida e bebida para certos grupos de alto risco".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório