Agência para Asilo duplica efetivos no sul de Itália para acolher migrantes

A Agência da União Europeia para o Asilo (AEA) anunciou hoje que vai duplicar com mais 50 efetivos o seu contingente no sul de Itália, nomeadamente na ilha de Lampedusa, para ajudar a gerir as chegadas de migrantes.

Notícia

© Lusa

Ivone Gravato
05/10/2023 12:14 ‧ 05/10/2023 por Ivone Gravato

Mundo

Migrações

Segundo um comunicado da agência, "em resposta ao aumento das chegadas de migrantes irregulares ao Sul de Itália, e no âmbito da aplicação imediata do plano de dez pontos da Comissão Europeia, anunciado em 17 de setembro, a AEA iniciou uma redistribuição substancial de pessoal para apoiar as autoridades nacionais", nomeadamente na ilha de Lampedusa.

Assim, a agência quer duplicar o número de recursos, redistribuindo 50 efetivos, salientando que este número poderá aumentar em função das necessidades.

Dos 50 efetivos, 16 são destacados para Lampedusa, mais do que duplicando o contingente na ilha, para 31. Os restantes reforçarão as equipas de apoio para o asilo em Porto Empedocle, Rocella Ionica, Crotone, Reggio Calabria, Syracuse, Pozzallo e Trapani.

De acordo com dados do Governo italiano, mais de 120 mil migrantes chegaram a Itália por mar desde o início deste ano, entre os quais 11 mil menores não acompanhados.

Em abril, Roma declarou o estado de emergência, por um período de seis meses.

Leia Também: Itália volta a bloquear navio de resgate de migrantes 'Open Arms'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas