Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 20º

Rússia a preparar-se "para vários anos de combates", mostram documentos

Análise é feita pela inteligência britânica.

Rússia a preparar-se "para vários anos de combates", mostram documentos
Notícias ao Minuto

09:57 - 01/10/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Documentos russos, que mostram um aumento nas despesas militares em 2024, sugerem que Moscovo está a preparar-se para "vários anos de combate na Ucrânia", segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido.

Na sua mais recente atualização sobre a guerra na Ucrânia, divulgada na rede social X (antigo Twitter), os serviços de inteligência militar britânicos referem que documentos do Ministério das Finanças da Rússia, alegadamente vazados, sugerem que os gastos do país com Defesa "devem aumentar para cerca de 30% do total da despesa pública em 2024" e que a tutela propõe um orçamento para esta área de cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB).

Apesar do aumento, "é muito possível que a Rússia consiga suportar este nível de defesa até 2024, mas à custa da economia em geral".

"Os detalhes completos sobre os gastos russos com a Defesa são sempre confidenciais, mas estes números sugerem que a Rússia está a preparar-se para vários anos de combates na Ucrânia", indica a tutela britânica.

Estes dados, notam, seguem-se aos comentários públicos do ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, na passada quarta-feira, nos quais sugeriu que "estava preparado para que o conflito continuasse em 2025".

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Vladimir Putin, recorde-se, justifica a invasão com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.

Leia Também: AO MINUTO: Putin felicita Xi Jinping; Biden apela por apoio a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório