Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Cuba quer relação de "igualdade, reciprocidade e respeito mútuo" com a UE

O Governo de Cuba defendeu hoje "continuar a construir relações frutíferas" com a União Europeia (UE) fundamentadas nos princípios da "igualdade", "reciprocidade" e do "respeito mútuo", e focadas nas áreas da política, cooperação e comércio.

Cuba quer relação de "igualdade, reciprocidade e respeito mútuo" com a UE
Notícias ao Minuto

15:51 - 29/09/23 por Lusa

Mundo Cuba

A posição de Havana foi transmitida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, Bruno Rodríguez, por ocasião do 35.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e o bloco europeu.

"Defendemos a continuação da construção de relações frutíferas com a UE baseadas nos princípios de igualdade, reciprocidade e respeito mútuo incluídos no ADPC", afirmou o ministro cubano numa mensagem publicada nas redes sociais, referindo-se ao Acordo de Diálogo Político e Cooperação, firmado em 2017.

Rodríguez acrescentou que deseja que estas relações bilaterais sejam de "benefício mútuo" e tenham uma "agenda positiva", focando as prioridades no "diálogo político, cooperação e no desenvolvimento dos laços económico-comerciais".

O ADPC, que tem como objetivo desenvolver os laços comerciais e a cooperação bilateral, além de abordar as diferenças políticas através do diálogo, tem sido criticado por setores da oposição e pelos cubanos no exílio, que pretendem que Bruxelas adote uma posição mais distante e confrontacional com Havana.

O acordo, em vigor provisoriamente porque o parlamento da Lituânia o rejeitou, marcou o fim da chamada "posição comum" em relação a Cuba que a UE mantinha desde 1996 e que condicionava qualquer progresso na relação bilateral aos avanços na democratização e nos direitos humanos na ilha.

Várias organizações não-governamentais (ONG), incluindo a Amnistia Internacional (AI) e a Human Rights Watch (HRW), têm exigido que a UE continue a fazer dos direitos humanos uma prioridade na sua política comum em relação a Cuba.

O Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, deslocou-se a Cuba em maio passado e concordou em realizar uma reunião bilateral sobre direitos humanos em Havana em novembro.

Leia Também: Moscovo e Havana em contactos sobre recrutamento de cubanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório