Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 27º

Bielorrússia acusa Polónia de violação do espaço aéreo com um helicóptero

A Bielorrússia, aliada de Moscovo, afirmou hoje que um helicóptero polaco violou por duas ocasiões o seu espaço aéreo, no mais recente incidente entre os dois países vizinhos.

Bielorrússia acusa Polónia de violação do espaço aéreo com um helicóptero
Notícias ao Minuto

18:35 - 28/09/23 por Lusa

Mundo Bielorrússia

"Por volta das 15h20 [13h20 em Lisboa], a aeronave cruzou a fronteira com a Bielorrússia numa distância de um quilómetro e meio. Às 16h22 [14h22 em Lisboa], o helicóptero violou novamente a fronteira do Estado, depois de ser conduzido 300 metros" para dentro do país, disse o Ministério da Defesa da Bielorrússia na plataforma Telegram.

Um incidente semelhante já tinha ocorrido na fronteira com a Bielorrússia, em 01 de setembro, quando um helicóptero militar polaco Mi-24 fez uma breve incursão no país, segundo as autoridades de Minsk.

As tensões entre a Bielorrússia e a Polónia, Estado-membro da NATO e da União Europeia (UE), aumentaram substancialmente desde o início da ofensiva russa contra a Ucrânia em fevereiro de 2022.

As autoridades dos dois países acusam-se regularmente de provocações militares.

A Polónia mostrou particular preocupação com a presença de combatentes do grupo paramilitar russo Wagner na Bielorrússia e acusa Minsk de ajudar os migrantes a atravessar ilegalmente a fronteira, com o intuito de desestabilizar os países europeus vizinhos.

Por seu lado, Minsk acusa os vizinhos Estados europeus de tratarem aqueles que tentam atravessar a fronteira de uma forma brutal e degradante.

Leia Também: Bielorrussa presa vence prémio de direitos humanos Ludovic-Trarieux

Recomendados para si

;
Campo obrigatório