Destacando faltar apenas negociar "questões de detalhe", o ministro da Administração Interna espanhol, Fernando Grande-Marlaska, que presidiu ao Conselho de Assuntos Internos da UE de hoje, realizado em Bruxelas, adiantou que o compromisso sobre o texto será fechado nos próximos dias.
Por seu lado, Ylva Johansson referiu não haver "obstáculos de maior" a um acordo dos 27, salientando que este será fechado a nível dos representantes permanentes (embaixadores) dos Estados-membros junto da UE (Coreper).
A Alemanha anunciou hoje a sua aprovação ao texto de compromisso apresentado pela presidência espanhola.
Quando o regulamento de crise - que se destina-se a organizar uma resposta europeia em caso de um fluxo maciço de migrantes a um país da UE, como aconteceu durante a crise migratória de 2015/2016 -, a peça que falta aprovar para completar o pacto migratório, for aprovado pelo Conselho, poderão prosseguir as negociações com o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, de modo a aprovar o Pacto em matéria de Migração e Asilo da UE, proposto pelo executivo comunitário em 2020.
Leia Também: Portugal "não vai colocar em risco aprovação" do pacto migratório da UE