As autoridades alemãs lançaram uma investigação a alegadas saudações nazis feitas durante o festival Oktoberfest, na cidade de Bautzen, na Saxónia.
Nas imagens, às quais poderá aceder na galeria acima, três homens e uma mulher vestidos com trajes tradicionais são vistos a fazer aquilo que aparenta ser a saudação associada ao ditador Adolf Hitler. No fundo, ouve-se ainda o tema ‘Erika’, popular entre as forças militares da Alemanha nazi.
As autoridades foram alertadas para a existência do vídeo, gravado no dia 24 de setembro, através da rede social X (antigo Twitter), adiantou a CBS News.
Ainda que os símbolos associados ao nazismo sejam ilegais na Alemanha, a música não é proibida. Contudo, a organização do festival naquela cidade não emitiu qualquer declaração quanto ao motivo pelo qual ‘Erika’ estava a tocar, de acordo com o mesmo meio.
Sublinhe-se que, a 22 de setembro, cinco jovens de Chemnitz, também na Saxónia, foram vistos a fazer a saudação nazi, tendo ainda gritado “Heil Hitler”, noticiou a CBS News.
Nos últimos anos, aquela região tem assistido a uma mudança política para a direita, com o crescimento de tendências nacionalistas.
Leia Também: "Vestir fatos e embebedarmo-nos". Príncipe da Baviera critica Oktoberfest