Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2023
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 20º

EUA agradecem intervenção no caso de soldado expulso da Coreia do Norte

Os Estados Unidos da América (EUA) informaram hoje que agradeceram à Suécia e à China por facilitarem a transferência do soldado norte-americano expulso pela Coreia do Norte, indicando ainda que Travis King está de boa saúde.

EUA agradecem intervenção no caso de soldado expulso da Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

19:32 - 27/09/23 por Lusa

Mundo Travis King

"Agradecemos ao Governo sueco pelo seu papel diplomático (...) e ao Governo chinês pela sua assistência na facilitação do processo de trânsito do soldado King", disse o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca (Presidência norte-americana), Jake Sullivan, num comunicado.

Um alto funcionário militar norte-americano informou que o soldado já tinha deixado o espaço aéreo chinês e estava a caminho de uma base militar dos EUA, após complexas movimentações diplomáticas por parte da Suécia, que gere os negócios de Washington na Coreia do Norte, e da China, que se disponibilizou para ser intermediária do processo de transferência.

Horas antes, a agência estatal norte-coreana KCNA tinha informado que Pyongyang estava a preparar-se para expulsar o soldado, que entrou ilegalmente no seu território em julho, procedente da Coreia do Sul.

Depois de concluir a sua investigação, "o órgão competente da República Popular Democrática da Coreia [designação oficial do país] decidiu expulsar Travis King, um soldado do exército norte-americano que entrou ilegalmente no território", disse a KCNA.

King confessou ter entrado ilegalmente na Coreia do Norte porque nutria "um mau sentimento contra os maus-tratos desumanos e a discriminação racial" no seio do exército dos Estados Unidos, segundo a KCNA.

Também alegou que estava "desiludido com a desigualdade da sociedade norte-americana", acrescentou a mesma fonte.

O militar entrou na Coreia do Norte quando fazia uma visita civil a uma aldeia fronteiriça, em 18 de julho, tornando-se o primeiro cidadão dos Estados Unidos a ser detido no Norte em quase cinco anos.

Na altura em que se juntou à visita civil e atravessou a fronteira, deveria estar a caminho de Fort Bliss, no Texas, depois de ter sido libertado de uma prisão sul-coreana devido a uma condenação por agressão.

Após semanas de silêncio, a Coreia do Norte confirmou em agosto que tinha detido King e que estava a investigar as circunstâncias da sua entrada no país.

O incidente causou muita agitação nos Estados Unidos e provocou receios sobre o tratamento que o militar poderia receber em solo norte-coreano.

Leia Também: Soldado expulso da Coreia do Norte está já sob custódia norte-americana

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório