Condenados jovens que agrediram motorista até à morte devido a máscara
Wyssem Manai e Maxime Guyennon, na altura com 22 anos, deixaram Philippe Monguillot, de 59 anos, com ferimentos graves na cabeça. O condutor acabou por não resistir e morreu no hospital cinco dias depois.

© GAIZKA IROZ/AFP via Getty Images

Mundo França
Dois homens foram condenados a penas de 13 e 15 anos de prisão, na quinta-feira, por terem espancado até à morte um motorista de autocarro francês por causa de uma discussão relacionada com o uso de máscara durante a pandemia. O caso aconteceu em julho de 2020, na cidade de Bayonne, no suodeste de França.
De acordo com a BBC, Wyssem Manai e Maxime Guyennon, na altura com 22 anos, deixaram Philippe Monguillot, de 59 anos, com ferimentos graves na cabeça. O condutor acabou por não resistir e morreu no hospital cinco dias depois.
Manai e Guyennon foram condenados a 15 e 13 anos de prisão, respetivamente, por "violência intencional que resultou em morte, sem intenção de matar".
Segundo a acusação, o motorista foi atacado após ter pedido a um grupo de homens para validarem os seus bilhetes e ajustarem as máscaras faciais, na altura do primeiro confinamento devido à pandemia de Covid-19, quando o uso de máscara era obrigatório nos transportes públicos em França.
Philippe Monguillot, pai de três filhas, foi pontapeado e esmurrado e bateu com a cabeça no chão quando caiu.
A mulher do condutor, Veronique Monguillot, lamentou que os agressores não tenham sido condenados à pena máxima de 30 anos. "Exigimos uma justiça exemplar. Não podemos dizer que a obtivemos, embora eles tenham sido condenados. Deixem-nos apodrecer na prisão. Mataram o meu marido, mataram o pai das minhas filhas. A minha vida acabou desde 5 de julho de 2020", disse à saída do tribunal, citada pela imprensa francesa.
Após a morte, milhares de pessoas participaram numa marcha de protesto liderada pela família do condutor, em Bayonne.
Leia Também: Após alegar assalto, mulher assume que matou marido em França
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários