Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Mali. Junta afasta membro do Conselho Nacional de Transição após críticas

O chefe da junta do Mali, coronel Assimi Goïta, destituiu hoje das suas funções um elemento do Conselho Nacional de Transição (CNT), criado pelos militares em 2020, após este ter criticado a atuação do Governo, segundo um decreto.

Mali. Junta afasta membro do Conselho Nacional de Transição após críticas
Notícias ao Minuto

20:24 - 15/09/23 por Lusa

Mundo Mali

Amadou Ben Diarra, conhecido como Ben le Cerveau (Ben o Cérebro), foi condenado na quinta-feira a dois anos de prisão, após ter criticado o Governo, tendo os seus advogados afirmado que vão recorrer da sentença.

Hoje, o coronel Goïta assinou um decreto, a que a agência AFP teve acesso, anulando a nomeação de Diarra para o Conselho Nacional de Transição (CNT), criado pelos militares em 2020.

No dia 27 de agosto, Diarra apelou à junta para que respeitasse o prazo de março de 2024, no qual se tinha comprometido a devolver o poder aos civis eleitos, tendo criticado a gestão da junta e deplorado as detenções alegadamente efetuadas pelos serviços de segurança.

Diarra dirige a Yerewolo-Debout sur les remparts, uma das organizações mais ativas de apoio à junta que tomou o controlo do país pela força em 2020, num país que enfrenta a expansão extremista e uma crise profunda.

Trata-se da mais recente figura visada pela junta por alegadas posições políticas ou delitos financeiros.

Leia Também: Acampamento militar no Mali alvo de atentado suicida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório