Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Acampamento militar no Mali alvo de atentado suicida

Um acampamento do exército maliano em Gao, no nordeste do país, foi hoje alvo de um atentado suicida, numa altura em que o norte do Mali tem sofrido ataques terroristas com mais frequência, disse o exército nas redes sociais.

Acampamento militar no Mali alvo de atentado suicida
Notícias ao Minuto

16:45 - 08/09/23 por Lusa

Mundo Mali

O atentado ocorreu um dia depois de um duplo ataque atribuído a terroristas, que mataram pelo menos 64 civis e soldados no norte do país.

O exército, através das suas redes sociais, referiu-se a um "ataque "complexo" na zona do aeroporto, o que indica o envolvimento de diferentes meios, mas não deu qualquer informação sobre o número de vítimas do atentado de hoje.

Um funcionário do aeroporto foi contactado pela agência noticiosa France-Press (AFP) e relatou um ataque com dois veículos-bomba, acompanhado de tiros. O aeroporto foi encerrado, segundo a fonte citada pela AFP.

Tal como o ataque de quinta-feira, a uma posição militar em Bamba, mais a oeste, o atentado foi reivindicado pelo Grupo de Apoio aos Islão e aos Muçulmanos (GSIM, na sigla em francês), uma aliança afiliada à Al-Qaeda, informou a SITE, uma organização não-governamental (ONG) americana especializada na monitorização de grupos radicais.

As autoridades decretaram três dias de luto nacional a partir de hoje, devido à violência que ocorreu nos últimos dias.

A pressão dos grupos armados sobre o Estado no norte do país tem aumentado nas últimas semanas, aumentando os receios face à violência crescente num país que vive em tumultos desde 2012 e onde o acesso a informações fiáveis é dificultado por fatores como a distância, comunicações deficientes, silêncio das autoridades, segundo a AFP.

O norte do país está a ser disputado por grupos terroristas entre si e contra o exército do Mali e grupos armados tuaregues contra milicianos e contra o exército nacional. 

Vastas zonas da região de Gao, onde ocorreram estes últimos ataques, caíram sob o controlo do Estado Islâmico.

Foi a partir do norte, com as insurreições independentistas e salafistas de 2012, que começou a turbulência em que o Mali ainda está mergulhado e que se estendeu aos vizinhos Burkina Faso e Níger, e que matou milhares de pessoas.

Em 2015, os independentistas assinaram um acordo de paz com o Governo maliano, enquanto os extremistas continuaram a combater.

Está em curso uma reconfiguração da segurança no norte, após a partida da força anti-terrorista francesa em 2022 e a partida em curso da missão da ONU (MINUSMA).

Leia Também: Pelo menos 49 civis mortos em ataque no nordeste do Mali

Recomendados para si

;
Campo obrigatório