Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

UE saúda União Africana por permitir "ordem internacional mais inclusiva"

O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros saudou hoje a adesão da União Africana como membro permanente do G20, acreditando que contribuirá para "uma ordem internacional mais inclusiva".

UE saúda União Africana por permitir "ordem internacional mais inclusiva"
Notícias ao Minuto

19:21 - 10/09/23 por Lusa

Mundo G20

"A União Europeia apoiou firmemente a adesão da União Africana (UA). Esta adesão trará para o G20 a voz da população africana, a sua quota-parte na economia mundial e fará avançar as aspirações, em especial da juventude africana, na cena mundial", afirmou Josep Borrell, numa declaração escrita publicada hoje no site da União Europeia (UE).

Reafirmando o empenho da UE "no desenvolvimento de um sistema multilateral mais inclusivo", o responsável disse que iriam aguardar "com expectativa a oportunidade de trabalhar em conjunto e contribuir para um melhor funcionamento, uma maior capacidade de reação e uma ordem internacional mais inclusiva".

Josep Borrell salientou ainda que o G20 é "um fórum privilegiado para enfrentar os atuais desafios globais" e que a adesão da UA "aumentará a representação de África nas instâncias multilaterais, proporcionará uma plataforma adicional para debater desafios comuns e contribuirá para a elaboração de soluções globais".

O G20 decidiu incluir a UA como membro permanente do bloco, que agrega as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, tinha defendido, na sexta-feira, que a UA deveria tornar-se membro permanente do grupo, assim como o presidente norte-americano, Joe Biden, também já tinha expressado o desejo de que a UA se pudesse juntar ao G20 como membro permanente.

Leia Também: Borrell pede "compromissos sérios" à Geórgia para futura adesão à UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório