Um homem de Richmond, na Califórnia, EUA, morreu depois de apanhar legionela numa banheira de hidromassagem de um spa ilegal, avança a KGO-TV.
De acordo com a família de Ronald Oliver, o homem foi com a mulher, no dia 19 de julho, ao Zen Day Spa, e teve apenas cinco minutos na banheira de hidromassagem. Mas estes foram suficientes para apanhar a conhecida doença dos legionários.
Além de Ronald, uma outra pessoa morreu com legionela depois de frequentar a mesma banheira e ainda outra foi infetada, mas já está fora de perigo. O spa foi, entretanto, fechado e está sob investigação.
De acordo com as autoridades, este funcionava ilegalmente.
Numa página do GoFundMe, criada para angariar dinheiro para o funeral de Ronald e para a educação dos filhos deste, a mulher, Anabel, disse que teve sorte em não ter contraído a "infeção cruel" que lhe roubou o marido.
Ronald morreu a 3 de agosto, depois de "nove dias a lutar contra os sintomas em casa e seis dias a lutar pela vida no hospital, ligado ao ventilador".
"Os nossos filhos podiam ter perdido os dois pais", lembrou a norte-americana, acrescentando que espera que sejam apuradas responsabilidades.
Recorde-se que a doença do legionário é um "tipo grave de pneumonia causada pela bactéria legionela". Esta bactéria pode ser encontrada em piscinas, banheiras de hidromassagens, chuveiros públicos e outros sistemas de retenção de água. As pessoas são infetadas ao respirarem as gotículas de água que contêm a bactéria.
A legionela não é transmitida de pessoa para pessoa. Contudo, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma em cada 10 pessoas que contrai a doença morrerá dela.
Leia Também: Beatriz Ângelo confirma morte de idoso e abre inquérito para investigar