Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Brasil parabeniza Arévalo e espera transição pacífica na Guatemala

O Brasil deu hoje os parabéns a Bernardo Arévalo de León pela sua vitória nas eleições presidenciais da Guatemala, esperando que o processo de transição de poder seja "pacífico" e "cooperativo" no país da América Central.

Brasil parabeniza Arévalo e espera transição pacífica na Guatemala
Notícias ao Minuto

15:24 - 21/08/23 por Lusa

Mundo Guatemala

"O Governo brasileiro deseja muito sucesso ao Presidente eleito da Guatemala em seu mandato e reafirma sua disposição de estreitar os laços de amizade e cooperação entre os dois países", afirmou o Ministério das Relações Exteriores em nota.

Bernardo Arévalo de León, académico de 64 anos do grupo progressista Movimiento Semilla, venceu com ampla vantagem sobre a ex-primeira-dama Sandra Torres Casanova na segunda volta das eleições realizadas no domingo na Guatemala.

Com 100% das urnas apuradas, Arévalo de León, que foi a grande surpresa na primeira volta das eleições, venceu a segunda volta com 58% dos votos, contra 37% de Torres Casanova.

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também destacou que espera que "o processo de transição de poder seja pacífico e cooperativo, de acordo com os compromissos democráticos adquiridos no âmbito da OEA [Organização dos Estados Americanos]".

Segundo analistas, o processo foi o mais polémico na Guatemala desde a instauração da democracia em 1986, devido ao alto nível de intervencionismo do Ministério Público, liderado por promotores sancionados por corrupção pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Arévalo de León assumirá o poder em 14 de janeiro, quando sucederá ao atual Presidente, Alejandro Giammattei. Uma de suas grandes promessas de campanha foi combater a corrupção no país durante os quatro anos de seu mandato.

Leia Também: Progressista Bernardo Arévalo de León vence presidenciais na Guatemala

Recomendados para si

;
Campo obrigatório