Sudão. Exército diz ter matado "centenas" de rebeldes

O exército sudanês afirmou hoje ter matado ou ferido "centenas" de combatentes do grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) em novos confrontos que decorrem desde domingo no sul da capital, Cartum.

Notícia

© Reuters

Lusa
21/08/2023 09:57 ‧ 21/08/2023 por Lusa

Mundo

Sudão

"As nossas forças fizeram fracassar uma série de ataques da milícia rebelde, que sofreu enormes perdas, incluindo centenas de mortos e feridos", disse o exército num comunicado emitido esta madrugada e citado pela agência de notícias EFE.

Os combates agravaram-se desde domingo perto do complexo de munições no distrito de Al Shagara, na parte austral da capital, que alberga o corpo blindado do exército, onde os militares anunciaram a morte de pelo menos seis civis em ataques com morteiros feitos pelas RSF.

No comunicado, o exército diz ainda que as RSF "utilizam uma grande quantidade de menores nos seus ataques" e acusam os rebeldes de ter bombardeado a área de Karrari, no noroeste de Cartum, e causar a morte de duas mulheres e ferimentos a outras oito pessoas.

Desde 15 de abril, as duas partes estão envolvidas num dos piores conflitos da história recente do Sudão, que causou entre 1.000 e 3.000 mortos, segundo diferentes estimativas, e obrigou mais de 4,5 milhões de pessoas a deslocarem-se para dentro e para fora do país.

Leia Também: ONG anuncia descoberta de "dezenas" de valas comuns no Sudão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas