Sophia, a menina de seis anos que perdeu a vida no ataque em Chernihiv

A menina de seis anos é uma das sete vítimas de (mais) um bombardeamento das forças russas na Ucrânia.

Notícia

© X (Antigo Twitter)/ Anton Gerashchenko

Notícias ao Minuto
20/08/2023 08:59 ‧ 20/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O conselheiro do Ministério da Administração Interna da Ucrânia, Anton Gerashchenko, revelou a identidade da criança morta no ataque de sábado em Chernihiv. É uma das sete vítimas de mais um bombardeamento das forças russas.

"Sophia, de seis, foi morta pelo míssil russo em Chernihiv. Sophia era a única e tão esperada filha dos seus pais, Olga e Oleksandr", começou por dizer numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

"A mãe dela está no hospital. O pai está a defender a Ucrânia no Exército", acrescentou ainda, citando um amigo da família, deixando as "sentidas condolências a todos os que a conheceram".

De recordar que, no sábado, uma praça central na cidade ucraniana de Chernihiv, no norte da Ucrânia, foi alvo de um ataque com mísseis russos, provocando a morte de sete pessoas e ferindo 114, 15 das quais crianças.

As vítimas estavam a caminho da igreja para celebrar um feriado religioso quando ocorreu o ataque.

Depois da Organização das Nações Unidas ter considerado "hediondo" este ataque a civis, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu vingança, declarando ter a "certeza" de que os seus soldados "darão uma resposta notável à Rússia por este ataque terrorista".

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado. O presidente russo, Vladimir Putin, justificou o sucedido com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. 

O conflito tem sido condenado pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: AO MINUTO: Cinco feridos em Kursk; Chernihiv? Zelensky promete "resposta"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas