As autoridades mexicanas encontraram 231 migrantes dentro de um camião, na segunda-feira. De acordo com a polícia, os migrantes eram da Guatemala e de El Salvador e estavam numa estrada na Cidade do México, capital do país.
"Durante a fiscalização do camião, ouviram-se pancadas e gritos na parte traseira. Ao abrir uma das portas, ficou exposta uma comporta […]. Podia-se ver meninas e meninos segurados por adultos", informou o Instituto Nacional de Migração (INM) em comunicado, citada pelo jornal O Globo.
Segundo o INM, dos 231 migrantes encontrados no camião, 92 eram adultos - 84 mulheres e oito homens - além de 138 menores de idade, todos da Guatemala. Um homem era de El Salvador. De acordo com a mesma fonte, os migrantes estavam a viajar sem comida ou ventilação.
As famílias foram levadas para um abrigo provisório de imigrantes em Puebla, cidade vizinha da capital. O motorista do camião e uma mulher que o acompanhava foram encaminhados às autoridades para prestarem esclarecimentos.
No início de agosto, pelo menos 18 pessoas morreram e outras 23 ficaram feridas após um autocarro que transportava migrantes cair num barranco no estado de Nayarit, no noroeste do México.
Leia Também: Presidente do México agradece a Biden pelas suas políticas migratórias