Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Organizações pedem libertação de 55 pessoas antes da COP28 nos Emirados

Várias organizações de defesa dos direitos humanos exigiram hoje que os Emirados Árabes Unidos (EAU) "libertem todos os prisioneiros injustamente detidos" antes da cimeira do clima COP28, que se realiza no país no final do ano.

Organizações pedem libertação de 55 pessoas antes da COP28 nos Emirados
Notícias ao Minuto

14:49 - 15/08/23 por Lusa

Mundo Direitos Humanos

"As autoridades dos Emirados Árabes Unidos continuam a manter detidas dezenas de pessoas que cumpriram as suas penas há anos, incluindo 55 dissidentes, advogados e outros condenados num julgamento em massa conhecido como 'UAE94'", lê-se num comunicado conjunto, partilhado pelo Centro do Golfo para os Direitos Humanos (GCHR).

Nesse "julgamento coletivo manifestamente injusto", realizado em 2013, um grupo de críticos do Governo, detido um ano antes, foi condenado a penas entre sete e dez anos de prisão, é recordado no comunicado.

"Os Emirados Árabes Unidos continuam a deter defensores dos direitos humanos proeminentes, como Ahmed Mansur e Nasser bin Ghaith, e a retaliar contra indivíduos, como Amina Al Abduli e Maryam Al Balushi, por terem denunciado abusos na prisão", é ainda referido na nota.

Os signatários da nota, que incluem a Amnistia Internacional e a Human Rights Watch, apelam também aos EAU para que ponham termo a "outras violações dos direitos humanos", tais como o controle dos que "criticam o governo com tecnologia de vigilância sofisticada", a utilização de leis repressivas para prender defensores dos direitos humanos e a negação da liberdade de reunião pacífica, entre outros

Leia Também: Amnistia pede libertação de "60 detidos arbitrariamente" há 10 anos nos Emirados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório