Exército etíope recupera terreno contra as milícias na região de Amhara

O exército etíope estava hoje a recuperar terreno contra as milícias na região de Amhara, de acordo com vários residentes, após o Governo local ter falado na terça-feira à noite de um regresso a uma "paz relativa".

LALIBELA, ETHIOPIA - DECEMBER 22: A soldier of the Amhara Special Forces walks by Bete Giyorgis (Saint George) rock hewn church on December 22, 2021 in Lalibela, Ethiopia. Lalibela was liberated for the second time by Ethiopian National Defense Forces and

© Getty Images

Lusa
09/08/2023 14:06 ‧ 09/08/2023 por Lusa

Mundo

Etiópia

A companhia aérea nacional, Ethiopian Arlines, anunciou que retomaria os voos para a capital regional, Bahir Dar, e Gondar na quinta-feira. Os serviços para os outros dois aeroportos de Lalibela e Dessie continuam suspensos.

A região de Amhara, no norte da Etiópia, encontra-se em estado de emergência desde sexta-feira devido aos confrontos mortíferos que aí ocorreram, nove meses após o fim de um conflito devastador na região vizinha do Tigray.

As forças Amhara, incluindo a milícia nacionalista Fano, foram aliadas fundamentais do Governo federal durante a guerra, entre novembro de 2020 e novembro de 2022.

Mas as tensões têm aumentado desde abril, depois de o primeiro-ministro, Abiy Ahmed, ter anunciado que queria desmantelar as "forças especiais", unidades paramilitares criadas por muitos estados regionais nos últimos 15 anos. Os nacionalistas Amhara consideram que o Governo pretende enfraquecer a sua região.

Após vários dias de confrontos, as forças federais parecem estar a recuperar terreno em vários pontos da região.

Numa declaração feita na terça-feira à noite, o Governo de Amhara afirmou que "a paz e a estabilidade relativas" tinham regressado, sustentando que o exército tinha tomado "medidas adequadas" contra "grupos extremistas".

Residentes contactados hoje pela agência AFP disseram que os combatentes de Fano tinham sido empurrados para trás em Gondar e Lalibela, um local Património Mundial da UNESCO, famoso pelas suas antigas igrejas escavadas na rocha.

"As coisas parecem estar a mudar hoje", disse Simachew, um motorista de 'tuktuk' em Gondar: "O ENDF [exército] tomou o controlo da maior parte da cidade após pesados combates nos últimos dias".

"O combate foi apoiado por tanques e veículos blindados, que ainda se encontram na cidade", continuou, afirmando que "os Fano foram empurrados para uma única parte da cidade", onde os combates "ainda estão a decorrer".

Em Lalibela, "os Fano abandonaram a cidade e estão na floresta", declarou Ayalew, um residente, acrescentando que não se regista qualquer movimento na cidade. "Tudo o que ouvimos é o som de fogo de artilharia pesada", acrescentou.

Como o acesso à região é restrito, não é possível verificar de forma independente a situação no terreno.

Leia Também: Etiópia: Detidas várias pessoas após decretarem estado de emergência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas