A lealdade de uma cadela foi posta à prova, no fim de semana, quando o animal e o seu amigo canino ficaram presos num túnel subterrâneo em Nova Iorque, nos EUA.
De acordo com um comunicado do Departamento de Polícia de Village of Liberty, citado pelo NBC San Diego, uma cadela esteve a ladrar durante mais de duas horas a pedir ajuda na zona de Edgar Street, em Liberty, depois de outro cão ter ficado preso na água de uma conduta subterrânea, sem conseguir chegar à plataforma.
Ao chegarem ao local, os agentes encontraram um cão agarrado a uma saliência de pedra e incapaz de saltar da água, enquanto a outra estava na plataforma e ladrava sem parar, recusando-se a sair do lado do amigo, refere o comunicado.
Devido à ameaça de colapso do telhado, os agentes entraram no túnel "a trepar por um buraco numa vedação de arame e a escorregar por uma parede de betão de 2,5 metros".
"À medida que os agentes se aproximavam, o animal começou a comportar-se de forma agressiva, parecendo proteger o amigo encurralado", refere o comunicado.
Ambos os animais foram resgatados do túnel e puxados de cima através da parede por razões de segurança, embora os agente tenham precisado de os persuadir e tranquilizar.
"A certa altura, a fêmea saltou literalmente para a água mais profunda para proteger o seu amigo" afirmou Joanne Gerow, agente de controlo canino. "Este foi um belo exemplo de lealdade canina ao seu mais alto nível", acrescentou.
Gerow levou os cães sob custódia e está a tentar localizar o seu dono.
Leia Também: JMJ. Cruz Vermelha Portuguesa assistiu cerca de 1.500 pessoas