Há uma nova espécie recém-descoberta batizada em honra da cidade norte-americana de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos. O nome dado é 'Centopeia de Los Angeles'.
O minúsculo artrópode (animal invertebrado) foi encontrado no subsolo por naturalistas numa zona de caminhadas - perto de uma autoestrada, de um Starbucks e de uma loja de óculos de sol Oakley.
Ao que noticia a Associated Press, o animal tem o comprimento de um clipe, mas é magro como a grafite de um lápis e é translúcido e sinuoso como um tentáculo de medusa.
A espécie escava 10 centímetros abaixo do solo, segrega substâncias químicas invulgares e é cega, baseando-se em antenas semelhantes a chifres que lhe saem da cabeça para se orientar.
Ao microscópio, a centopeia, com as suas 486 patas e cabeça em forma de capacete, assemelha-se a uma criatura de um filme de monstros de Hollywood.
"É espantoso pensar que estas centopeias estão a rastejar no interior das fendas e fissuras entre pequenos pedaços de rocha debaixo dos nossos pés em Los Angeles", disse o entomologista Paul Marek do Instituto Politécnico da Virgínia, que fez parte da equipa de investigação.
As suas descobertas sobre a espécie, cujo nome científico é Illacme socal, foram publicadas a 21 de junho na revista ZooKeys. O nome vernáculo da espécie é 'Centopeia de Los Angeles'.
"Isto mostra que existe um planeta subterrâneo por descobrir", acrescentou Marek.
Esta espécie junta-se a outros milípedes encontrados no estado, incluindo a criatura mais pernalta do mundo de que há registo - apropriadamente designada Illacme plenipes, expressão latina que significa no mais alto cumprimento dos pés", com 750 membros. Foi encontrada em 1926 numa pequena área no norte da Califórnia.
Leia Também: Níger. EUA condenam golpe de Estado e exigem libertação do presidente