Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Incêndio causa explosões em fábrica de químicos no Louisiana, nos EUA

A ocorrência levou, inclusive, as autoridades a pedir a algumas centenas de residentes nas proximidades que permanecessem em casa durante várias horas e desligassem os aparelhos de ar condicionado.

Notícias ao Minuto

19:24 - 15/07/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Louisiana

Um incêndio numa fábrica de produtos químicos no estado norte-americano do Louisiana originou explosões que abalaram casas a vários quilómetros de distância e lançaram chamas e fumo para o ar, reporta a Associated Press.

A ocorrência levou, inclusive, as autoridades a pedir a algumas centenas de residentes nas proximidades que permanecessem em casa durante várias horas e desligassem os aparelhos de ar condicionado, de modo a protegerem-se de eventuais gases nocivos que estivessem a ser espalhados pelo ar.

O fogo deflagrou, ao final de sexta-feira, na fábrica da Dow Chemical no rio Mississippi, perto da cidade de Plaquemine, a sul de Baton Rouge. 

As autoridades de Iberville disseram ao The Times-Picayune/The New Orleans Advocate que o incêndio começou numa área da fábrica que trabalha com óxido de etileno, um produto químico inflamável e tóxico.

O chefe das autoridades locais, Bret Stassi, garantiu que ninguém ficou ferido na sequência do incidente. Veja, na galeria acima, um vídeo que mostra as proporções atingidas pelo incêndio, partilhado na rede social Twitter por Andrew Epperson, pivô da Fox 44.

Os residentes de cerca de 350 casas num raio de 800 metros da fábrica foram aconselhados a abrigar-se durante várias horas durante a noite passada. Enquanto a Dow Chemical e as autoridades ambientais monitorizavam o ar em busca de materiais perigosos, os serviços de emergência pediram aos cidadãos locais que desligassem os aparelhos de ar condicionado e as ventoinhas de teto.

O Conselho Paroquial de Iberville disse, num comunicado divulgado no início do sábado, que não tinham sido detetadas ameaças para a população e que, por isso, os cidadãos já podiam abandonar as suas casas.

Mesmo uma curta exposição ao óxido de etileno pode causar lesões pulmonares, vómitos e diarreia, segundo a U.S. Occupational Health and Safety Administration, que afirma que o químico também tem sido associado a casos de cancro em pessoas sujeitas a uma exposição prolongada.

Leia Também: Acidente em fábrica de explosivos na Rússia faz pelo menos seis mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório