Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

ONG denunciam embalagens enganosas e ameaçam avançar para a justiça

Ou marcas alteram comportamento, ou vão ser levadas a tribunal, ameaçam duas organizações não governamentais (ONG).

ONG denunciam embalagens enganosas e ameaçam avançar para a justiça
Notícias ao Minuto

10:41 - 27/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo França

A Foodwatch e a Zero Waste France lançaram, esta terça-feira, um ultimato a cinco grandes marcas de produtos alimentares: ou deixam de usar desnecessariamente embalagens de grandes dimensões ou terão de ir a tribunal.

Estas duas ONG consideram que o uso destas embalagens são uma prática enganosa, uma vez que o produto que contêm não ocupa todo o espaço da caixa, o que acreditam ser uma aberração ecológica. Em causa estão marcas como a Daco Bello ou a Herta.

O advogado da Foodwatch, François Lafforgue, lembra que estas práticas, que "prejudicam o ambiente" e "induzem em erro os consumidores", devem "acabar". Segundo o mesmo, estas embalagens, muitas vezes parcialmente fabricadas em plástico, um material essencialmente derivado do petróleo e um dos principais emissores de gases com efeito de estufa, são "um belo desperdício de matérias-primas, de água e de energia".

Embora as duas ONG reconheçam que a embalagem a vácuo é por vezes necessária, para proteger os alimentos durante o transporte ou para preservar melhor a sua qualidade, estas apontam que o dedo a casos em que tal não é necessário.

"Já denunciámos esta situação em numerosas ocasiões: perante a inação das marcas, estamos agora a recorrer à via judicial", alertam Audrey Morice, responsável pelas campanhas da Foodwatch, e Alice Elfassi, jurista da Zero Waste France.

A Foodwatch e a Zero Waste France estão a dar aos cinco fabricantes 30 dias, até 26 de julho, para porem fim às suas práticas. Se não o fizerem, irão levá-los a tribunal civil para obter uma injunção, noticia a France Bleu.

Leia Também: Criada 'vacina' para proteger frutos e legumes de doenças fúngicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório