"Exausto", mas "sociável até ao fim". Revelada última foto de Berlusconi

Numa fotografia é possível ver Berlusconi, visivelmente doente, vestido com um fato preto e um pin do seu partido - o Força Itália - no casaco.

Silvio Berlusconi, Itália,

© Franco Origlia/Getty Images

Notícias ao Minuto
14/06/2023 14:00 ‧ 14/06/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Itália

O antigo primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, foi visto pelas 14h00 locais (13h00 em Lisboa) de sexta-feira, dia 9, num restaurante no centro de Milão. Esta seria a última vez que o político italiano seria visto em público. No mesmo dia, deu entrada no Hospital San Raffaele, onde morreu na manhã da segunda-feira seguinte.

Numa fotografia, enviada pelo proprietário do restaurante Maximilian Bistrot, Massimiliano Albanese, ao jornal italiano Corriere Della Sera, é possível ver Berlusconi, visivelmente doente, vestido com um fato preto e um pin do seu partido - o Força Itália - no casaco. Segundo Albanese, estava acompanhado da mulher, Marta Fascina, e de uma equipa de segurança. 

"Sentou-se numa mesa com vista e comeu um gelado. Estava exausto, notava-se, mas ainda tinha forças para brincar e cumprimentar toda a gente. Até com o meu filho de sete anos",  contou. 

Albanese sublinhou que ficou admirado com a "força para brincar" de Berlusconi, apesar "do seu estado de saúde". "Foi sempre sociável, até ao fim", contou.

Silvio Berlusconi morreu na segunda-feira, aos 86 anos. Itália presta, esta quarta-feira, uma última homenagem ao político, com um funeral de Estado em dia de luto nacional.

Berlusconi foi uma figura polémica, magnata dos 'media', conservador e de direita e primeiro-ministro de Itália durante nove anos (1994-1995, 2001-2006, 2008-2011). 

Foi alvo de acusações de corrupção e esteve no centro de escândalos sexuais que culminariam na sua expulsão do Senado italiano, em 2013. 

Em 2022, o multimilionário regressou à ribalta política como senador e líder do partido que fundou, Força Itália, membro da coligação de direita e extrema-direita atualmente no poder, liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni. 

Leia Também: Silvio Berlusconi. Itália despede-se assim do ex-primeiro-ministro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas