Realiza-se hoje o funeral de Estado de Silvio Berlusconi.
O funeral do político italiano será celebrado pelo arcebispo de Milão, monsenhor Mario Delpini, na catedral de Milão pelas 15:00 locais (14:00 em Lisboa). Ao redor da catedral já se encontram milhares de pessoas para prestar a sua última homenagem a um homem que é amado e odiado.
O caixão ficará exposto por alguns minutos e a cerimónia será transmitida ao vivo pela televisão e através de duas telas posicionadas em frente à igreja. O governo italiano decretou para esta quarta-feira um dia de luto nacional em homenagem a Berlusconi.
Silvio Berlusconi morreu na segunda-feira, aos 86 anos. Foi uma figura polémica, magnata dos 'media', conservador e de direita, e primeiro-ministro de Itália durante nove anos (1994-1995, 2001-2006, 2008-2011).
Foi alvo de acusações de corrupção e esteve no centro de escândalos sexuais que culminariam na sua expulsão do Senado italiano, em 2013.
Em 2022, o multimilionário regressou à ribalta política como senador e líder do partido que fundou, Força Itália, membro da coligação de direita e extrema-direita atualmente no poder, liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni.
Leia Também: Silvio Berlusconi: Um homem generoso e atraído pela beleza