Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Putin "em declínio" cancela conferência de imprensa anual

O Instituto para o Estudo da Guerra aponta que o presidente russo tem uma posição cada vez mais frágil no interior do Kremlin.

Putin "em declínio" cancela conferência de imprensa anual
Notícias ao Minuto

08:51 - 09/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Vladimir Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, cancelou uma conferência de imprensa anual que é normalmente marcada para esta altura, com órgãos russos a explicarem que a decisão deve-se à "instabilidade" da guerra na Ucrânia.

A notícia foi avançada na quinta-feira pelo jornal russo Kommersant, que citou fontes no Kremlin. O diário afirmou que a decisão já tinha sido tomada há vários meses devido à progressão da guerra, e o encontro anual com os jornalistas deverá ficar adiado até novembro ou dezembro até que a "situação militar russa esteja mais estável".

Ainda assim, como em março de 2024 os russos voltam às urnas para votar nas eleições presidenciais, o presidente pode voltar ao pódio mais cedo.

No seu último relatório sobre o conflito, o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês), uma organização norte-americana que estuda a guerra, afirmou que o cancelamento da conferência "indica que o Kremlin acredita que a captura de Bakhmut é uma vitória informativa insuficiente para compensar a situação militar geralmente instável na Ucrânia".

Além disso, o ISW considera que atrasar o fórum 'Linha Direta', no qual o líder russo tem a oportunidade de falar a órgãos internacionais, é um reflexo do "declínio de Putin, de um líder aparentemente envolvido e forte para um mais frequentemente retratado como minuciosamente envolvido em pequenos projetos de infraestrutura".

Há vários dias que o presidente não surge em público nem faz qualquer declaração em direto, com as suas palavras a surgirem na quarta-feira sob a forma de um comunicado, no qual acusou a Ucrânia de ser a responsável pela destruição da barragem de Kakhovka.

Nos últimos dias, os russos têm aumentado os seus esforços para concluir a tomada da cidade de Bakhmut, naquela que tem sido a mais longa e dura batalha de toda a guerra. No entanto, ao mesmo tempo, os ucranianos terão iniciado a sua antecipada contraofensiva, que passará também pelo sul do país, além da região de Donetsk.

Leia Também: Destruição de barragem? "Catástrofe ambiental e humanitária", diz Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório