Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ministros da UE tentam hoje acordo sobre reforma da política migratória

Os ministros dos Assuntos Internos da União Europeia (UE) vão tentar hoje um acordo sobre a reforma da política migratória europeia, para iniciar negociações com o Parlamento Europeu sobre questões como a realocação de migrantes e o financiamento.

Ministros da UE tentam hoje acordo sobre reforma da política migratória
Notícias ao Minuto

06:10 - 08/06/23 por Lusa

Mundo União Europeia

Reunidos no Luxemburgo, os ministros europeus da tutela vão discutir o novo Pacto sobre a Migração e o Asilo, proposto pela Comissão Europeia em setembro de 2022, para uma abordagem europeia abrangente sobre as migrações visando melhorar a cooperação com os países de origem e de trânsito e assegurando a eficácia dos procedimentos, a integração bem-sucedida dos refugiados e o regresso dos que não têm o direito de permanecer.

O pacto define procedimentos melhorados e mais rápidos em todo o sistema de asilo e de migração e estabelece um equilíbrio para partilha equitativa de responsabilidade e da solidariedade, de forma a assim melhor gerir as migrações na UE.

O objetivo da atual presidência sueca rotativa do Conselho da UE é alcançar um acordo, de preferência hoje, sobre dois dossiês fundamentais para a migração, o regulamento relativo ao sistema de gestão do asilo e da migração e o regulamento relativo ao procedimento de asilo, para depois a estrutura que junta os Estados-membros poder iniciar as negociações com o Parlamento Europeu.

Fontes europeias referiram que este Conselho de hoje de Assuntos Internos é "uma verdadeira oportunidade" para alcançar um consenso inicial sobre a reforma da política migratória europeia, após "várias tentativas não muito bem-sucedidas".

"Há uma boa hipótese, mas tudo se resume a saber se há confiança e vontade política suficientes por parte dos Estados-membros e dos ministros para chegarem a um acordo, [mas] pode ser que sim", referiram.

As fontes europeias adiantaram que atualmente existe, na UE, "uma abordagem muito mais abrangente e metódica em relação ao asilo e à migração", com mais solidariedade face aos países que estão na linha da frente, embora existam também novas "dimensões nacionais" sobre esta "questão delicada", das migrações.

Ao abrigo deste novo Pacto sobre a Migração e o Asilo, a Comissão Europeia quer que a solidariedade seja obrigatória, através de procedimentos mais rápidos e mais eficazes, partilha equitativa de responsabilidade e de financiamento, contribuições flexíveis dos países, parcerias com países terceiros e ainda um sistema comum da UE em matéria de regressos.

O objetivo dos colegisladores é chegar a um acordo final (dado o necessário processo de negociação) até às eleições europeias de junho de 2024, para partilhar equitativamente as responsabilidades entre os Estados-membros e agir de forma solidária ao lidar com os fluxos migratórios.

Leia Também: Migrações. Guarda costeira italiana salva 1.500 pessoas em dois dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório