Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mediação internacional considera "imperativo" acordo de paz no Mali

Os mediadores do acordo de paz no Mali sublinharam hoje que há "aspetos importantes" ainda não traduzidos em ações, alertando para o impacto da violência sobre a população civil, e pediram "uma mobilização internacional" para ajuda humanitária.

Mediação internacional considera "imperativo" acordo de paz no Mali
Notícias ao Minuto

18:14 - 07/06/23 por Lusa

Mundo Mali

Os mediadores aplaudiram, num comunicado publicado após a última ronda de contactos com as partes, os "progressos" alcançados até à data e reiteraram que o acordo de 2015 "é a pedra angular para alcançar uma solução duradoura para as crises recorrentes que afetaram a parte norte do Mali e um elemento essencial dos esforços em curso para refundar o Estado maliano".

Contudo, mostraram a sua "profunda preocupação" com o "sofrimento incalculável causado" aos habitantes das regiões de Gao e Ménaka face à "intensificação dos ataques terroristas e aumento da criminalidade, bem como à deslocação forçada de importantes grupos populacionais para outras regiões".

Os mediadores consideram "imperativo implementar todos os pilares do acordo", e apelaram a "uma mobilização internacional" para fornecer a ajuda humanitária necessária.

Por fim, disseram que "tomam nota" das preocupações expressas pela Coligação de Movimentos de Azawad (CMA) -- na qual estão integrados vários grupos rebeldes tuaregues -- e pela Plataforma -- que reúne grupos pró-governamentais -- em torno do projeto de Constituição que a junta militar maliana submeterá a referendo em 18 de junho e da necessidade de incluir as cláusulas do acordo no texto.

As tensões aumentaram nos últimos meses entre a junta militar instalada após os golpes de Estado de agosto de 2020 e maio de 2021 e o designado Quadro Estratégico Permanente (CSP), que inclui antigos rebeldes tuaregues e membros de milícias pró-governamentais, no meio de uma maior insegurança devido aos ataques dos grupos terroristas.

O CSP anunciou no final de dezembro a suspensão da sua participação no acordo de paz e apelou a um processo de mediação internacional num local neutro face ao que descreveu como uma relutância da junta em cumprir o acordo em Argel em 2015.

Leia Também: Somália. Conselho de Segurança da ONU pede acordo de cessar-fogo urgente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório