O pai da menina de três anos que foi resgatada em estado de desnutrição e desidratação, em Rio Claro, no interior do estado brasileiro de São Paulo, na sexta-feira, informou as autoridades que tanto ele como a filha não comiam há cerca de 40 dias por "falta de dinheiro".
O homem, de 36 anos, que também foi encontrado em estado de desnutrição, foi alvo de uma ação de despejo pela falta de pagamento do aluguer da sua residência, no valor de cerca de 1.318.175 euros, segundo avançou o g1.
Na segunda-feira, a Santa Casa de Rio Claro, onde a criança está hospitalizada, disse, de acordo com o mesmo meio, que a menina já engordou dois quilos. Além disso, está a ser acompanhada por médicos, psicólogos, nutricionistas, e por uma fonoaudióloga.
Depois de ter sido preso por maus-tratos, o pai da criança revelou às autoridades que desejava que morressem juntos.
Presente a tribunal, o homem ficou em liberdade condicional. Contudo, o Ministério Público (MP) acredita que houve uma tentativa de homicídio, apelando, por isso, para que ficasse sujeito a prisão preventiva.
Isto porque, segundo o MP, a avó materna da menina procurava ajudar o homem com dinheiro e alimentos, mas este tinha vindo a recusar o contacto entre avó e neta. De notar que a criança é órfã de mãe, e a avó materna tem tentado conseguir a guarda da menor.
Perante o afastamento, a mulher recorreu à justiça, cujos funcionários tentaram realizar uma primeira visita, na quinta-feira. No entanto, foram barrados pelo homem. Regressaram no dia seguinte com as autoridades, encontrando a criança num estado "degradante", pesando apenas oito quilos.
Contactada pelo g1, a autarquia de Rio Claro esclareceu que não tinha conhecimento da falta de recursos da família, mas assegurou ter tomado "providências".
Leia Também: Menina de 3 anos resgatada após ficar 40 dias sem comer. Pai foi detido