Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Menina de 3 anos resgatada após ficar 40 dias sem comer. Pai foi detido

O caso aconteceu em Rio Claro, no interior de São Paulo, Brasil. A menina pesava 8 quilos quando foi encontrada e está internada.

Menina de 3 anos resgatada após ficar 40 dias sem comer. Pai foi detido
Notícias ao Minuto

23:59 - 05/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

Uma menina de três anos foi resgatada em estado de desnutrição e desidratação, em Rio Claro, no interior de São Paulo, Brasil, na sexta-feira, após ficar 40 dias sem comer. O Ministério Público está a investigar o caso.

A menina pesava 8 quilos quando foi encontrada e está internada, ao que noticia a EPTV. O pai da criança, que também estava desnutrido, foi detido em flagrante por maus-tratos. 

A denúncia partiu da avó paterna da criança, que vivia com o pai, já que a mãe faleceu há alguns anos. A idosa tinha autorização para visitar e ficar com a criança aos finais de semana.

Em abril, a mulher começou a estranhar as atitudes do homem, que passou a impedir as visitas. Segundo alega, o homem também a retirou das redes sociais e passou a deixar de responder as mensagens que a avó da criança mandava.

Perante a situação, a mulher reivindicou os direitos de voltar a encontrar-se com a neta e o Ministério Público emitiu um mandado para que pudesse visitá-la. Na quinta-feira, as autoridades foram até a casa do homem, no Jardim Portugal.

O pai impediu a entrada dos agentes, e na sexta-feira, voltaram acompanhados da Guarda Civil e do Conselho Tutelar. "Teve uma resistência mínima, mas não precisou de arrombamento ou uso de força física", referiu a Guarda Civil.

As equipas encontraram o imóvel com muito lixo espalhado e sem comida nos armários. A menina estava no colchão, tinha dificuldade em mexer-se, não chorava e não conseguia falar. "Uma das piores [situações] possíveis. Ela não se mexia, não tinha reação, estava inerte a qualquer contato devido ao estado avançado de desnutrição. [...]. Disse que parou de se alimentar, e não ia mais alimentar a criança, porque a vontade é que ambos morressem juntos", contou o guarda, citando o pai da criança.

A criança foi encaminhada para uma unidade de urgência e, depois de receber os primeiros cuidados, foi transferida para o hospital da Santa Casa de Rio Claro.

Em nota, a unidade informou que a menina chegou com bastante negligência alimentar. Agora está a receber cuidados médicos, psicológicos e acompanhamento nutricional.

Leia Também: "Não se faz a um animal o que fizeram à minha neta", diz avó de Jéssica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório