Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Balanço de aluimento de terras na China sobe para 19 mortos

Pelo menos 19 pessoas morreram na sequência de um aluimento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, avançou hoje o Governo local, num novo balanço.

Balanço de aluimento de terras na China sobe para 19 mortos
Notícias ao Minuto

07:57 - 05/06/23 por Lusa

Mundo China

O aluimento de terras aconteceu na manhã de domingo (23:00 de sábado em Lisboa), no topo de uma montanha na quinta florestal estadual de Lu'erping, próxima da cidade de Leshan, onde há semanas que tem chovido constantemente.

O balanço inicial apontava para 14 mortos, mas os corpos de cinco desaparecidos foram encontrados durante a operação de resgate, para a qual foram mobilizadas mais de 600 pessoas, e que terminou por volta das 20:00 (meio-dia de domingo em Lisboa).

Na origem do aluimento de terras esteve o desmoronamento parcial de uma montanha, que atingiu um dormitório de trabalhadores da empresa de mineração Jinkaiyuan, deixando ainda sete feridos, de acordo com a televisão estatal chinesa CCTV.

As causas do colapso da montanha ainda estão a ser investigadas, disse a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

Devido ao clima húmido e chuvoso, o sudoeste da China regista frequentes aluimentos de terra, especialmente em áreas onde houve deslocamento de terra em grande escala devido à agricultura, desflorestação, projetos de engenharia e operações de mineração.

Leia Também: Navegação de EUA e Canadá no Estreito de Taiwan? China fala em provocação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório