Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Ministros da Defesa dos EUA e da China conversaram em Singapura

O secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, e o seu homólogo chinês, Li Shangfu, conversaram brevemente na abertura de um fórum de segurança em Singapura, após a recusa de Pequim de uma reunião entre ambos.

Ministros da Defesa dos EUA e da China conversaram em Singapura
Notícias ao Minuto

18:29 - 02/06/23 por Lusa

Mundo Lloyd Austin

Austin e Li sorriram um para o outro com um prolongado aperto de mão e trocaram breves comentários quando se encontraram no jantar de abertura do Shangri-La Dialogue, um fórum anual de defesa na Ásia, que acontece entre hoje e domingo em Singapura.

Os ministros das duas maiores potências mundiais cumprimentaram-se amigavelmente num fugaz encontro, que foi confirmado pelo Pentágono, mas que não cumpre o objetivo do encontro bilateral que Washington tinha pedido e que Pequim negou na passada segunda-feira.

Um dos principais obstáculos para que o encontro ocorra é que Li - que foi nomeado ministro da Defesa da China em março passado -- foi alvo de sanções em 2018 pelos Estados Unidos, acusado de comprar armas da empresa estatal russa Rosoboronexport.

Em contraste com o diálogo conciso de hoje, Austin e o antecessor de Li, Wei Fenghe, conversaram durante cerca de uma hora à margem da conferência em Sigapura.

O fórum realiza-se quando aumenta a ameaça nuclear norte-coreana e tendo como pano de fundo as reivindicações da China sobre o território de Taiwan.

Perante este cenário, Estados Unidos tem procurado estreitar relações militares com aliados na região de Ásia Pacífico, incluindo Japão e Austrália.

Hoje, o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse no fórum de Singapura que canais abertos de comunicação são essenciais para preservar a paz, ao mesmo tempo em que defendem a dissuasão eficaz, reconhecendo diferenças de valores com a China, mas apelando ao diálogo.

"Reconhecemos que existem diferenças fundamentais nos sistemas de governo das nossas duas nações. Os nossos valores e as nossas visões de mundo são distintas. Mas partimos do princípio de que qualquer que seja a questão, quer concordemos ou discordemos, é sempre melhor e sempre mais eficaz falarmos diretamente", defendeu o chefe de Governo da Austrália.

Leia Também: China recusa reunião com secretário de Defesa dos EUA, diz o Pentágono

Recomendados para si

;
Campo obrigatório