Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 16º

Guerra contra gangues tornou prisões de El Salvador em infernos

Organizações consideram que se está a desrespeitar os Direitos Humanos.

Guerra contra gangues tornou prisões de El Salvador em infernos
Notícias ao Minuto

09:27 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo El Salvador

A principal organização de defesa dos Direitos Humanos em El Salvador revela que se vive um regime de terror nas prisões do país. A conclusão chega após uma serie de entrevistas feitas a ex-reclusos e em que foram reveladas as atrocidades a que muitos são sujeitos.

Dezenas de réus foram mortos vítimas de tortura, agressões, asfixia, lesões ou, simplesmente, deixados a morrer por falta de cuidados. Este é o principal resultado de uma investigação exaustiva efetuada pela Cristosal e que foi revelada num relatório publicado esta segunda-feira. O El País assemelha o clima vivido nos centros de detenção a um verdadeiro inferno.

Esta organização registou um total de 153 mortos nas prisões entre 27 de março de 2022 e 27 de março deste ano, período no qual foi instaurado o  regime de emergência do governo do Presidente Nayib Bukele.

O governo do país decretou uma "guerra contra os gangues" e desde então várias têm sido as críticas de organizações nacionais e internacionais que consideram que este regime permite a violação sistemática dos direitos humanos. 

A medida foi adoptada depois de a Mara Salvatrucha-13 e o Barrio 18, os dois gangues mais numerosos do país, terem organizado um massacre que fez 87 mortos nas ruas num único fim-de-semana. 

Leia Também: Dez mortos e 55 feridos em queda de autocarro de ponte na Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório