Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Guardiões de 4 patas protegem pinguins mais pequenos do mundo. Ora veja

O Projeto Middle Island Maremma começou em 2006, quando houve uma queda acentuada no número de pinguins, devido ao aumento do número de raposas na ilha com uma mudança do ambiente costeiro.

Notícias ao Minuto

20:42 - 24/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Austrália

Em Middle Island, na costa de Victoria, na Austrália, um grupo de cães pastor Maremma guarda e protege a única colónia de pinguins da ilha composta por pinguins-fada. Estes animais são considerados os pinguins mais pequenos do mundo, pesam menos de um quilo e meio e têm apenas entre 30 a 40 centímetros de altura

O Projeto Middle Island Maremma começou em 2006, quando houve uma queda acentuada no número de pinguins, devido ao aumento do número de raposas na ilha com uma mudança do ambiente costeiro.

Na maré baixa, e quando a areia se acumula no canal estreito, as raposas podem atravessar do continente mal molhando as patas.

A ideia do projeto veio de um dono de uma quinta local chamada Swampy Marsh, que treinou os seus próprios cães pastores para proteger as galinhas. Usando os mesmos princípios, a equipa treinou cães Maremma para guardar os pinguins e protegê-los de predadores.

Em simultâneo, a ilha foi 'fechada', para proteger as tocas dos pinguins dos humanos.

Os cães de guarda Maremma, incluindo o cão de guarda líder Mezzo, passam os dias na Middle Island durante a temporada de criação de pinguins. 

O primeiro projeto mundial tem sido um grande sucesso, com o número de colónias de pinguins a crescer rapidamente. De 2006 a 2017, os dois primeiros cães Mamemma, Eudy e Tula, garantiram que nenhum ataque de raposa ocorresse, e os pinguins da ilha cresceram para 180.

Os cães, na verdade, não atacam as raposas, apenas ficam na ilha em pares. Se eles sentirem o cheiro de uma raposa à distância, seus latidos profundos e baixos são suficientes para assustar os predadores.

Os guardiões de quatro patas podem tirar alguns dias de folga e têm tudo o que precisam para fazer o seu trabalho, incluindo comida, água, sombra e companhia.

Veja o vídeo acima.

Leia Também: O seu cão dorme mal? Pode ser um sinal de demência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório