Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Presidente da Geórgia critica voos para a Rússia e é banida de companhia

A presidente da Geórgia foi declarada "persona non grata" pelo fundador da Georgian Airways até que "peça desculpa perante os georgianos".

Presidente da Geórgia critica voos para a Rússia e é banida de companhia
Notícias ao Minuto

10:10 - 22/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Geórgia

A presidente da Geórgia, Salome Zourabichvili, está proibida de usar os serviços da Georgian Airways, a companhia aérea do país, por ter criticado a retoma de voos para a Rússia. Em comunicado, o fundador da transportadora, Tamaz Gaiashvili, referiu que a proibição estará em vigor até que Zourabichvili "peça desculpa perante os georgianos".

Os voos para a Geórgia estavam proibidos desde 2019, mas o presidente russo, Vladimir Putin, suspendeu o bloqueio no início do mês, concedendo um regime de isenção de visto aos cidadãos da Geórgia que desejam viajar para a Rússia.

A presidente da Geórgia, uma dirigente política pró-ocidente, denunciou a retoma dos voos como uma "provocação" de Moscovo. "São inaceitáveis para a Geórgia enquanto a Rússia continuar a agressão contra a Ucrânia e continuar a ocupação dos nossos territórios", escreveu a chefe de Estado na rede social Twitter.

Segundo a agência de notícias russa TASS, Zourabichvili pediu às autoridades georgianas que impedissem a iniciativa russa, um apelo que foi ignorado. 

Neste sentido, o fundador da Georgian Airways, decidiu, no domingo, considerar a presidente do país como "persona non grata" até que "pedisse desculpa perante o povo georgiano".

O primeiro voo russo para a Geórgia aconteceu na passada sexta-feira, ao passo que o primeiro voo de Tbilisi para Moscovo ocorreu no sábado.

Leia Também: Meloni garante apoio total da Itália à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório