Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Japão promete a Lula aprovar isenção de visto de turista para brasileiros

O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida anunciou hoje, num encontro com o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que irá iniciar o processo para aprovar a isenção de visto para turistas brasileiros.

Japão promete a Lula aprovar isenção de visto de turista para brasileiros
Notícias ao Minuto

06:30 - 20/05/23 por Lusa

Mundo Japão

Os dois líderes reuniram-se hoje durante cerca de uma hora na cidade de Hiroshima, no oeste do Japão, para onde Lula viajou para participar de várias sessões no âmbito da cimeira de líderes do G7, que desta vez incluiu vários países emergentes.

No encontro, Kishida disse também que irá aprovar um empréstimo no valor de cerca de 30 mil milhões de ienes (200,9 milhões de euros) para apoiar o sistema de saúde brasileiro e outros setores.

Os dois líderes concordaram em trabalhar juntos para a cimeira do bloco G20, em 2024, do qual o Brasil assumirá a presidência rotativa, e apoiar a candidatura brasileira a anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30), em 2025.

Lula e Kishida também discutiram a situação na Ucrânia e no leste da Ásia e concordaram em coordenar as suas ações no Conselho de Segurança das Nações Unidas, do qual ambos são atualmente membros não permanentes.

Os dois chefes de Governo reafirmaram a importância de valores fundamentais como a liberdade e a democracia, e concordaram em trabalhar juntos para manter e fortalecer "uma ordem internacional baseada no Estado de Direito".

O Brasil é um dos países convidados a participar em várias sessões da cimeira, que conta com um número recorde de participantes, incluindo a Índia, a Coreia do Sul e Comores, que atualmente preside à União Africana.

Lula irá participará em três encontros temáticos hoje e domingo, em que serão discutidos segurança alimentar, mudanças climáticas e fortalecimento do sistema global de saúde.

O Presidente brasileiro irá ainda ter encontros bilaterais com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o Presidente da Indonésia, Joko Widodo.

Leia Também: Zelensky na Arábia Saudita para discursar na cimeira da Liga Árabe

Recomendados para si

;
Campo obrigatório