Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 16º

Jornalista tunisino condenado a cinco anos de prisão. "Ataque"

Justiça tunisina acusou o jornalista de ter revelado informação sobre os serviços de segurança do país. É a maior pena aplicada a um jornalista no país.

Jornalista tunisino condenado a cinco anos de prisão. "Ataque"
Notícias ao Minuto

21:57 - 16/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Tunísia

Um tribunal de recursos da Tunísia condenou um jornalista de rádio a cinco anos de prisão por divulgar informações sobre os serviços de segurança do país.

Khalifa Guesmi, que trabalha na estação de rádio Mosaique FM, tinha avançado com um recurso contra a pena de um ano proferida em novembro do ano passado, antes que a sentença fosse aumentada sob uma lei antiterrorismo do país.

Esta é a sentença mais pesada pronunciada pelos tribunais da Tunísia contra um jornalista. Apresenta um perigoso desvio autoritário e é um flagrante ataque à liberdade de imprensa”, considerou Amira Mohamed, vice-presidente do sindicato dos jornalistas tunisino, citado pelo jornal britânico The Guardian.

Guesmi esteve detido durante uma semana em março do ano passado, quando o serviço online da Rádio Mosaique publicou uma reportagem sobre o desmantelamento de uma “célula terrorista” e a detenção dos seus membros.

Também um agente da polícia, considerado culpado de fornecer as informações sensíveis em questão ao jornalista, foi condenado a 10 anos de prisão.

Vários grupos nacionais e internacionais de defesa dos direitos humanos e laborais emitiram um comunicado conjunto, onde alertaram para “a gravidade da direção repressiva das atuais autoridades”.

A mesma coligação apelou aos ativistas e à sociedade civil “a mobilizar-se para defender as liberdades e os direitos humanos”.

Leia Também: União Europeia reafirma compromisso de parceria com a Tunísia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório