A Polónia convocou o embaixador da Rússia, Sergei Andreyev, sobre um incidente que envolve um caça russo e um avião de guarda de fronteira polaco sobre o Mar Negro, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do país.
Um avião de guarda de fronteira polaco em patrulha para a agência de fronteira da União Europeia Frontex evitou, na segunda-feira, por pouco, uma colisão com um caça russo sobre o Mar Negro perto da Roménia em 7 de maio, disseram a Roménia e a Polónia.
O incidente colocou em estado de alerta a força aérea da Aliança Atlântica. A agência de fronteiras da Polónia alertou que o caça russo fez "manobras agressivas e perigosas", o que levou a tripulação polaca a perder momentaneamente o controlo do seu avião.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia, membro da NATO, apelidou o sucedido de "sério incidente internacional".
This is a task for both the conversation between Russians and an international dialogue. There is no doubt Putin will do everything possible to preclude this conversation. But the sooner the solution emerges, the faster this war ends with justice 23/23
— Greg Yudin (@YudinGreg) May 9, 2023
As autoridades diplomáticas polacas aproveitaram para entregar uma nota de protesto a Andreyev sobre este incidente, confirmou ainda o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco, Lukasz Jasina, na rede social Twitter.
"Condenamos veementemente o comportamento provocativo e agressivo do lado russo, que constitui um grave incidente internacional", acrescentou Jasina, observando que a diplomacia polaca "não planeia fazer mais comentários" hoje sobre o assunto.
Por sua vez, o porta-voz do Governo polaco, Piotr Muller, enfatizou hoje que a Rússia "empreende deliberadamente tais ações" e que os protestos contra tais atitudes "são necessários".
"No âmbito da Aliança Atlântica, estamos a falar de como prevenir tais ações", disse Muller, citado pela agência de notícias PAP.
Leia Também: Angola defende "negociações diretas" entre a Rússia e Ucrânia